[firebase-br] ISO8859-1 to UTF-8

Qui Mar 31 10:45:00 -03 2016

Sandro, quando se faz isso ocorre uma transliteração dos dados.
Ocorre que ISO8859->UTF a transliteração é mínima(acho até que não perde
nada) causando a falsa impressão que tá tudo OK, mas que deve ser encarado
como um erro que dá certo.
O problema disso, é que dependendo do programa você cruza com um monte de
tecnologias envolvendo linguagens, frameworks em diferentes plataformas e
uma virgula errada alí, pode causar o tal efeito borboleta então é mais
seguro usar o charset com o qual o banco foi criado e como os dados estão
gravados. Muitos sites, esperam se servidos em UTF. Eu mesmo nunca
encontrei um webservice servindo em outro formato que não fosse UTF e para
ser sincero se um webservice me enviasse dados codificados em outra coisa
como ASCII eu acharia o site bem 'fuleiro'.
Lenon, se pretende seguir com essa mudança recomendo usar página de dados
de 16k. Assim alguns limites do FB também serão incrementados, entre eles o
'key size'.
O 'key size' é importante porque quando você está usando UTF esse limite
pode facilmente ser atingido. Então se você tem indices de pesquisa por
descrição de produto e similares com tamanho longo, dependendo do tamanho
da página de dados, facilmente esse caracteres convertidos em UTF podem
ultrapassar o tal limite, então pega os seus indices, veja os campos
maiores que existem e submeta a essa calculadora:
http://mujweb.cz/iprenosil/interbase/ip_ib_indexcalculator.htm

Isso me ajudou, e no meu caso, não pude converter para UTF-8.
Converter par UTF-8 simplifica a operação na web, digamos que as linguagens
e as suas muitas frameworks vem preparadas para trabalhar neste formato,
mas que  voce pode ignorar essa conversão porque as boas linguagens e
frameworks permitem a seleção adequada de charset e evitar a transliteração
que como disse pode causar efeito borboleta.

[]´s e boa sorte.