[firebase-br] ISO8859-1 to UTF-8

Qua Mar 30 16:08:20 -03 2016

Bom dia/tarde Leon.

Meu nobre, não sei se você sabe o que vou relatar aqui, mas você não
precisa ter esse trabalho de conversão de conjunto de caracteres (charset)
apenas por conta do JSON,

Não sei se você se lembra, mas um dos parâmetros da conexão com o Firebird
é justamente o charset utilizado pelo lado cliente (pela sua aplicação), e
o Firebird irá fazer as conversões de caracteres de forma transparente para
você.

Dessa forma, se a base inteira está usando o charset ISO8859_1, e você quer
usar UTF8 na sua aplicação ou página (asp, php, etc...), porque não
simplesmente informa que o charset da sua aplicação cliente é UTF8 e deixa
que o próprio Firebird faça o resto? Esse parâmetro de conexão existe
justamente para isso.

Posso estar enganado, e se for o caso, corrijam-me por favor, mas acho que
esse seria o caminho mais simples e prático a ser seguido.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D