[firebase-br] Migração Firebird 3.0

Maciel Soncini Bueno maciel em 2msolutions.com.br
Qui Jun 16 19:09:42 -03 2016

Boa noite,

Esta semana migrei um banco em Firebird 1.5 para Firebird 3.0.

Ví que tinha uma opção para podermos conectar no banco com clients antigos
e optei em habilitar esta opção, vez que tenho no ambiente umas 200
estações com client do firebird 1.5.

Rodou perfeitamente.

Minha dúvida, que é até simplista é: Qual a diferença entre ficar com os
client´s antigos e atualizar as estações para os client´s novos?

Vou aproveitar melhor os recursos do Firebird 3.0? Ganharei performance?

Outro ponto que abordo é o seguinte: Tenho um Firebirdd 2.5 num servidor
Dell super atualizado, 64 GB de memória, hd de 01 tb, controladora com
bastante cache, etc...

O pessoal de Ti quer virtualizar esse ambiente. Não estaria no caso abrindo
mão de performance no processo de virtualização?

Por último: Se no processo de migração, sugerir ao cliente a aquisição de
um HD SSD, ganharei performance sobre o disco atual. Hoje temos um hd de 01
TB e o banco está com 450 GB.

Obrigado a todos.

Maciel