[firebase-br] Licensa IBExpert

Seg Abr 25 13:20:03 -03 2016

Acho que mesmo que mantivesse a chave, perderia.
Eles tem um mecanismo que trocou/formatou então perdeu.
Já perdi a chave até quando instalei a personal e depois tentei voltara a
full.
Serviu para ver que estamos todos no mesmo barco, minha versão ainda é 2013.
Minha máquina é uma imagem, e tenho ele perpetuo por enquanto. A imagem é
uma baseline, isto é, uma imagem básica que complemento depois, e na
baseline sempre coloco estes programas que tem registro, pois uma boa parte
deles não é recuperável facilmente, até o Delphi é encrenca, embora sempre
recupe pelo suporte, mesmo a XE5 que em termos relativos é antiga.
O pessoal daqui não quer tirar o dinheiro do bolso e não tirar do meu para
o serviço deles.

Testei o Workbench, muito bom para administrar o banco de fato (criar,
editar, permissões,etc...). E compositor de query dele parece ser bem
esperto fazendo quebrar a linha assim que digo select, pula para o nome da
tabela e depois de definir o nome da tabela pula para os nomes dos campos,
algo que o ibexpert tenho que começar select from tabela e depois voltar
para o espaço entre o select e o from.

Mas para desenvolvedor, workbench não é tão completo como o Ibexpert. O
IbExpert tem um debugger muito bom, salvando os parametros de entrada no
seu history para testar de novo em outra oportunidade, alias é history para
tudo, cltr+c de objetos cola select/insert/update/declare/... para jogar
direto no delphi ou numa procedure... então são pequenos detalhes em que
para programadores o IBExpert é mais eficiente que o WorkBench. Bem, o
IBExpert não vai durar para sempre, já chegou o FB3 e tá hora de decidir e
se virar então se o pessoal aí que programa e gerencia banco de dados achar
coisa melhor, por favor, compartilhe.

Mas a versão que me indicaram do Workbench era do ano passado e dava uns
seg fault de vez em quando, vou tentar de novo, ... mas é uma pena que o
IBExpert tenha ficado grande demais e despreze os pequenos.