[firebase-br] Firebird 3 Windows Embedded

Francis Lay Silva fllsilva8 em gmail.com
Seg Abr 18 13:11:35 -03 2016

Perdão amigos, mas ainda não consigo fazer o *Firedac* do *Delphi X10*
conectar com o Firebird 3 *Embedded*. Quando tento conectar ao Firebird 2.5
Embedded funciona, mas no Firebird 3 só dá o erro
*[Firedac][Phys][FB]unavailable
database*.

Estou configurando os componentes do Firedac da seguinte forma:

*FDPhysFBDriverLink1.Embedded   := True;*
FDPhysFBDriverLink1.VendorHome := EmptyStr;
FDPhysFBDriverLink1.VendorLib := 'C:\MyApp\fbclient.dll';

fdconMyApp.DriverName                    := 'FB';
fdconMyApp.Params.Values['Port']         := 3050;
fdconMyApp.Params.Values['Protocol']     := 'Local';
fdconMyApp.Params.Values['Server']       := EmptyStr;
fdconMyApp.Params.Values['CharacterSet'] := 'UTF8';
fdconMyApp.Params.Values['SQLDialect']   := '3';
fdconMyApp.Params.Values['Database']     := 'C:\MyApp\Data\MyDB.fdb';
fdconMyApp.Params.Values['User_Name']    := EmptyStr;
fdconMyApp.Params.Values['Password']     := EmptyStr;

Já testei também passando o usuário e senha do banco Firebird 3 quando
executado normalmente pelo servidor, mas também não deu certo.

Será uma incompatibilidade do Firedac com o Firebird 3 Embedded ?

Já testei com as duas versões da fbclient.dll (x86 e x64) sem sucesso. Dá o
mesmo erro.

Ao meu ver a parametrização está correta. Se eu substituir a biblioteca
fbclient.dll do FB3 pelo fbembed.dll do FB2.5 o sistema tenta fazer a
conexão mas dá erro devido a estrutura do banco de dados ser diferente
(ODS).

Será que vou ter que fazer o backup da base de dados e recriar a mesma no
Firebird 2.5 ?

Agradeço aqueles que puderem me ajudar nesta questão.