[firebase-br] Lentidão - secutity2.fdb crescendo dia-a-dia

André Fernando Piasentin andre em unimedrioclaro.com.br
Seg Nov 16 10:32:46 -03 2015

Bom dia...

Estou enfrentando um problema de lentidão no acesso as minhas bases de dados.

Após muitos, muitos e muitos longos testes, consegui entender que o problema é no security2.fdb que estranhamente vai crescendo e deixa o acesso lento ao passar dos dias.

Consegui identificar isso, onde após reinstalar apenas o firebird. O problema resolveu ao menos temporariamente...
Peneirando os arquivos que a instalação altera, cheguei no security2.fdb que inicialmente tem pouco mais de 700kb e a máquina com 20 dias no ar, chegou a ter 13MB.

Com um indicador (pequena aplicação criada, fazendo querys), percebi aumento de 1 segundo a cada dia... logo, a cada 15 dias há usuários querendo me matar.

O cenário:
- SO: CentOS 7, mas o mesmo ocorre nas versões 6.5 e 6.6;
- Firebird: CS 2.5.4.26856;
- 64bits;
- Já testei em 3 servidores diferentes;
- É um Hospital - 24x7;
- 15 bases = somando +/- 150GB;

Bom, fazendo o backup/restore da security2.fdb resolve, mas como a aplicação é 24x7 fica complicado ficar parando a base a cada 15 dias...

Alguém já passou por isso ou algum dica?

Obrigado desde já

André Piasentin