[firebase-br] Tamanho de cache

Seg Fev 2 14:44:25 -03 2015

O tamanho de página de dados influencia o tamanho do cache do FB com
certeza, mas recomenda-se ter o tamanho multiplo do cluster do seu sistema
de arquivos. Ex:
# tune2fs -l /dev/sda1 | grep -i 'block size'
Block size:               4096

No exemplo acima, meu disco usa um cluster de 4k, então os tamanhos de
páginas recomendados para usar são:4k, 8k, 12k, 16k. O tamanho de página
está muito relacionado aos indices e ao tamanho de cache de páginas, pois o
FB cacheia páginas inteiras. Um cache de 2.000 páginas
(parametro DefaultDbCachePage) de 16k, siginifica 16k*2000. Se forem 50
estações simultanea, então multiplique por 50. Isso será uma estimativa de
consumo de RAM razoável que será usada pelo FB.

Talvez voce não precise ficar quebrando a cabeça com contas, aumente o
tamanho da página (e/ou DefaultDbCachePages)  e monitore o consumo de ram
deste servidor com todos conectados, tente com páginas de 8k/12k/16k e
aquele que alcançar resultados melhores, mantenha.

Deixe uma sobra de RAM e lembre-se que ao usar 'free -h' o que você ver em
buffers/cache é também memoria livre do sistema, já que em ambiente linux,
memória não usada acaba virando cache.

Dê ouvido ao que os colegas disseram,  a edição classic é mais conveniente
em servidores com vários nucleos, isso não muda a compatibilidade com o seu
aplicativo, mas tome cuidado em não mexer no arquivo de cofiguração
(firebird.conf,aliases.conf) e no security2.fdb - é um sistema de terceiros
e você não sabe se os camaradas fizeram ajustes neles.

É minha opinião e outros discordam, mas para mim, restore só é indicado se
algum problema ocorrer. Ao fazer restore apenas por fazer, você mata
estatisticas armazenadas internamente que poderiam melhorar a performance
com o passar do tempo.

inte+