[firebase-br] GRANT SELECT, INSERT, REFERENCES, UPDATE ON '||:OUT_TBLNAME||' TO ' ||:IN_USER

Ter Set 23 17:43:55 -03 2014

Sim, porém existem regras para que as views sejam atualizáveis.
Aquela coisa de não haver subqueries, agregadores, etc... por isso não é lá
grandes coisas usar a view para um programa. Fica mesmo a critério dum
acesso o qual realmente não desejamos revelar certos campos.
Em programação, usar as views cresce a tentação de fazer selects em cima da
view  e não saber o impacto que isso terá no banco de dados.
No oracle só fazíamos isso por causa do recurso de materializar a view, ela
seria materializada no primeiro select e os selects encadeados não
precisavam ser novamente repetidos a partir do result set do primeiro.
Em programação eu acho mais conveniente as CTEs do que fazer select duma
view.
Enfim, cada programador sabe o que faz.