[firebase-br] RES: SSD Raid

Qui Set 11 15:49:57 -03 2014

Os SSDs estão ficando mais "inteligentes" no sentido do melhor
aproveitamento das células de memória, a fim de maximizar sua vida
útil.

Para banco de dados, se optarem por SSDs, aconselho o uso dos SSDs
"Pro", pois supostamente duram mais.

[]s
Carlos H. Cantu

ARMN> Tenho usado unidades SSD tanto no meu desktop de desenvolvimento quanto no
ARMN> meu notebook. As máquinas, com Windows 7 64, simplesmente voam.

ARMN> Adquiri 2 Samsungs EVO de 240 GB no ML.

ARMN> Antes de instalar eles em produção nas minhas máquinas, montei um servidor
ARMN> genérico, Core2Quad, PL mãe Intel, 8 GB de memória, Windows Server 2008 R2 e
ARMN> coloquei os 2 SSDs em RAID 1 só pra testar o FB 2.14 64 SuperServer com um
ARMN> banco de um cliente com cerca de 4GB.

ARMN> Desempenho simplesmente fenomenal.

ARMN> Porém não sei ainda quanto a confiabilidade deles em um servidor de
ARMN> produção. Por via das duvidas tenho sugerido aos clientes e implementado
ARMN> soluções de discos SAS de 15K RPM, em RAID10.

ARMN> Dão um desempenho excelente ao FB também.

ARMN> Se for um servidor de grife, como um Dell, IBM ou HP, seria bom vc
ARMN> confrontar os custos entre SSD X SAS 15K pra ver se vale a pena; e o que os
ARMN> engenheiros deles afirmam sobre a durabilidade e confiabilidade dos SSDs nos
ARMN> servidores deles.

ARMN> T+

ARMN> Angelo.

ARMN> ===============================================================
ARMN>  []___
ARMN>  /    /\____    Angelo Ricardo Miquelin Neto
ARMN> /_/\_//____/\   Analista de Sistemas - SoftMiq Informática
ARMN> | || |||  |||   (42) 3028-5500   (42) 9972-6575
ARMN> | || |||__|||   Ponta Grossa - Paraná - Brasil
ARMN> ===============================================================

ARMN> -----Mensagem original-----
ARMN> De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Junior
ARMN> Enviada em: quinta-feira, 11 de setembro de 2014 15:07
ARMN> Para: FireBase
ARMN> Assunto: Re: [firebase-br] SSD Raid

ARMN> O Pensamento de usar o SSD foi elevar o nivel de leitura e gravação ao
ARMN> máximo, e ter um servidor espelho para replica de dados, caso o Raid 0
ARMN> falhar.
ARMN> HDs SSD de pequeno espaço tem preço consideravelmente acessivel hoje, então
ARMN> trocar não teria grande impacto se considerar a velocidade que ele pode dar
ARMN> ao sistema em si, acredito que se paga.

ARMN> Até mais.

ARMN> *Valdeci Junior*
ARMN> *Cel:* *(11) 98639-9860*
ARMN> *Skype:* *juniorvjl*
ARMN> *GTalk:** juniorvjl em gmail.com <juniorvjl em gmail.com>*
ARMN> *MSN:* * juniorvjl em pop.com.br <juniorvjl em pop.com.br>*

ARMN> Em 11 de setembro de 2014 14:47, Marcos Weimer <marcosweimer em gmail.com>