[firebase-br] RES: SSD Raid

Angelo Ricardo Miquelin Neto angelo em softmiq.com.br
Qui Set 11 15:22:21 -03 2014

Tenho usado unidades SSD tanto no meu desktop de desenvolvimento quanto no
meu notebook. As máquinas, com Windows 7 64, simplesmente voam.

Adquiri 2 Samsungs EVO de 240 GB no ML.

Antes de instalar eles em produção nas minhas máquinas, montei um servidor
genérico, Core2Quad, PL mãe Intel, 8 GB de memória, Windows Server 2008 R2 e
coloquei os 2 SSDs em RAID 1 só pra testar o FB 2.14 64 SuperServer com um
banco de um cliente com cerca de 4GB.

Desempenho simplesmente fenomenal.

Porém não sei ainda quanto a confiabilidade deles em um servidor de
produção. Por via das duvidas tenho sugerido aos clientes e implementado
soluções de discos SAS de 15K RPM, em RAID10.

Dão um desempenho excelente ao FB também.

Se for um servidor de grife, como um Dell, IBM ou HP, seria bom vc
confrontar os custos entre SSD X SAS 15K pra ver se vale a pena; e o que os
engenheiros deles afirmam sobre a durabilidade e confiabilidade dos SSDs nos
servidores deles.

T+

Angelo.

 []___