[firebase-br] SSD Raid

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Qui Set 11 15:41:56 -03 2014

Esta lenda de SSD não tem durabilidade é mais em relação aos primeiros SSD
e hoje em dia nos atuais, ate mesmo em simples do mercado, se costuma falar
que se tem tempo de vida igual as HDD.

Mas umas considerações, primeiro sobre seu banco e depois sobre SSD. Com um
banco de 3gb, fatalmente o sistema operacional vai fazer o cache do banco
inteiro na ram, dado que vc tenha pelo menos uns 8gb e o servidor não é
usado por outras aplicações. Colocar mais ram para garantir este cache é o
melhor upgrade pra consultas que pode fazer pois mesmo comparando com as
HDs mais rapidas a ram continua dando maior performance de longe.

Se no seu sistema o que mais pesa são as consultas imagino que o problema
possa estar nisto, pouca ram para manter em memoria os dados do banco, ou
sentenças muito complexas, aonde o firebird cria arquivo temporario em
disco gerando um IO de gravação. No linux em servidores que tem ram em
abundancia costumo minimizar este IO dos temporarios gerando um diretorio
montado na ram e apontando o tmp para la.

Sobre SSD... Eles são otimos pra bancos de dados por não terem o chamado
tempo de acesso, e como operações em bancos de dados relacionais são de
acessos a dados que não estão sequenciamente no disco levam uma grande
vantagem, tanto em leitura como em escrita. Só que tem uns cuidados para
manter performance e durabilidade. Eles possuem um tipo de mapeamento
logico -> fisico, usando celulas livres diferentes a cada gravação em disco
mesmo sendo em mesmo setor logico, para não desgastar a mesma celula
fisica. Por isto para maior vida util sempre se recomenda ter o quanto
puder ter de espaco livre nela, não deixando menos de 20% do total livre.
Outra coisa é o suporte a TRIM, que é um comando que o sistema operacioanal
manda pra SSD indicando que certos blocos não estão sendo mais usados por
ele, para otimizando a performance. Este comando é suportado por todos os
SO, mas a maioria das controladoras de RAID não o suporta. Bem, isto que
dizem no papel, e na pratica nao sei o quanto isto influe. Tenho um cliente
que usou um RAID 1 com firebird por 4 anos em um banco de dados de 40gb sem
ter o TRIM e não teve problemas nem com as SSD nem com performance visivel
no banco.