[firebase-br] Informação/Ajuda

Kesley Fernando Boletti kesley em engesoft.com
Qui Nov 20 00:55:50 -03 2014

Boa noite.

Trabalho com Firebird desde 2003. Participei de varias edições do FDD.

Tenho um software desenvolvido em Delphi com firebird 2.0 que funciona muito
bem em clientes isolados.

Estou agora implementando esse mesmo software em Java, ainda utilizando o
firebird 2.0. Ocorre que nesse novo cenário, não terei mais clientes
isolados.

Minha nuvem atualmente conta com 1 servidor de front(Balancer) 3 servidores
com Tomcat para servidor web e 1 servidor dedicado ao Firebird 2.0.

A configuração do servidor Firebird 2.0 é: Windows 2008 R2 standard com HD
300 GB  SATA 7200 Rpm. 8 gb deRAM.

Lembrando que essas maquinas são clouds e estão em um datacenter.

Ate o momento estava tudo bem, essa estrutura já funciona há uns 2 anos.
Tenho nesse servidor firebird 150 bancos de dados. Uma Banco para cada
cliente. Normalmente tenho entre 300 e 800 conexões simultâneas nesse
servidor, divididas nos vários bancos de dados la.

Como o sistema começou a apresentar lentidão em consultas, entrada de dados
em cadastros simples, travar o servidor FBServer, sugiu uma duvida.

Preciso de outro servidor e começar o dividir os bancos entre os dois
servidores FB ?

Então a ajuda que preciso é, me indicar um norte sobre a capacidade de
gerenciamento de vários bancos de dados em um servidor FB. Penso que não
seja problema de Memoria, disco, pois ao analisar os processos estão com
poucos recursos sendo utilizados.

Estou querendo já mudar para o FB 2.5 e instalar e versão SuperClassic.
Seria essa versão melhor que a SuperServer utilizada atualmente ?

Algum comentário que você possa fazer para que eu possa tomar um rumo melhor
? Não pretendo utilizar Linux visto que tenho toda uma rotina de publicação
de novos bancos, rotinas de backup e rotinas de ftp implementadas para
Windows.

Sem mais para o momento, subscrevemo-nos.

Atenciosamente.

Kesley Boletti