[firebase-br] RES: Duvida sobre Commit em Rede

Rodrigo Gomes da Silva rodrgomes em gmail.com
Sex Nov 14 10:12:23 -03 2014

O Commit em si não é lento, é que ele executa algumas operações para
gravação final no banco para verificar concorrência e outras coisas
resultante ai. Em questão de banco de dados, voce dar um commit sem ter
feito operação nenhuma é instantaneo. Agora se vc cria um indice, é
imediato, mas quando der o commit que ele vai fazer o processo real do
indice que é o que demora.

Logo, SE o seu prb for relacionado com banco de dados, vc atrasar o commit
só vai acumular as operações demorando mais tempo ainda ao dar o commit
final, não compensa.

Agora, pode ser outra coisa... ao receber um commit, o firebird fecha todos
cursores abertos... não sei qnt ao IBO, mas no BDE pelo menos, em um commit
ele fazia o fetch all de todas as queries abertas para ter os dados depois
o commit no qual os cursores seriam fechados. Ai tem esta demora de
carregar os registros, mas ai não era prb do firebird e sim de como esta
estruturada a aplicação por deixar queries grandes a carregar.