[firebase-br] Performance de Inserção

Ter Nov 4 11:13:42 -03 2014

O IBO se divide em duas partes IB_ e IBO:
IB_: todos os componentes IB_ são compativeis apenas entre si mesmos e não
herdam tdataset e portanto esquece usar ele com qualquer componente que
dependa dum dataset, com isso ele é bem mais rápido e footprint menor. São
muitos componentes, quase um para cada componente do delphi como TIB_Edit,
TIB_Memo, etc...
IBO: Os componentes IBO são derivados do tdataset e portanto compativel com
os componentes que dependam do tdataset, voce usa os conectores do IBO e
ainda usa componentes do delphi como tdbedit e componentes do genero,
geradores de relatórios, tudo que necessite dum tdataset para funcionar...
é uma opção que permite voce virar seu sistema para IBO sem muito esforço
trocando apenas o componente de conexão.

O IBO tem alguns mimos para programadores, por exemplo, quando voce dá
.commit voce pode decidir fechar os datasets envolvidos ou apenas dar um
autorefresh em todos eles.Quem usa DBX tem que fazer uso do TBookmark por
dataset para ter a mesma coisa.

Para usar IBO, voce precisa do TIB_Connection e TIB_Query, mas eu uso
também TIB_Transaction para cada form, porque tenho o costume de transações
nascerem e fecharem no mesmo form, esse é um método que aprendi com OO e é
um pouco diferente da maioria que vejo trabalhando. Se voce não tem
TIB_Transaction, o IBO cria um em tempo real e fica reutilizando-o como
default, não gosto disso, a menos que seja um programa de uma transação só
em todas as telas.

Sobre a compatibilidade do DBX, eu não sei, não uso DBX para conexões com o
Firebird.
Eu apenas supos porque a mudança do FB2 para FB3 é bem profunda.

inte+