[firebase-br] Procedures

Sex Maio 9 11:10:05 -03 2014

Voce pode criar udf´s feitas em object pascal/delphi e suas funções
passarão a ser como qualquer outra dentro do firebird, contudo é melhor
criar procedures. Se você não gosta de procedures que dependem de
procedures, não vai querer saber das dependencias de UDFs, já ouviu falar
no termo DLL Hell?

Em meus bancos, as procedures que realizam funções tem o sufixo de get ou
set, por exemplo:
select se_diautil from get_dia_util(current_date) into :var_se_dia_util;
O sufixo get/set serve apenas para diferenciar-se das procedures normais.

inte+
ps: procedures dentro de procedures não é bem visto em object pascal, em
geral, usamos esse tipo de método para economizar linhas de textos dentro
da procedure como limpar variaveis antes de um exit onde temos varios if´s
com exit e não queremos repetir tudo outra vez, uso muito em componentes,
mas muito raro dentro de codigo de projeto. Dentro de projeto usamos
refactorização (essa opção tá lá no menu) que é bem melhor.

B em B@BU     iB em M@B.  B em MBBO   MBBMMB em B@BZLr    E@@@@i      r@@@BU
vB em M@O     E em B@Bu   BBBM em 0   G em MMM@N8MBB em ZP5r  B em B@k      8B@@O
 OB em B@q   2 em BBBM    B em B@BO   BB em B@B,.:,7B em B@@L uB em B@,    OB em B@.
 ,@@@B@   @BBB@,    @BBB em 8   M em M@@@     PB em B@B  @@@BN   iB em B@L