[firebase-br] Permissões SYSDBA

Qua Set 11 16:30:03 -03 2013

Essa solução eu já quebrei.

Uma equipe de uma empresa em que trabalhei precisou acessar dados de uma
base em que foi aplicada essa solução do role com o nome de SYSDBA.

Fiz um programa em Delphi para analisar a base de dados, e em questão de
segundos eu consigo saber o nome do usuário que realmente consegue acessar
a base de dados. E depois disso, o próprio programa já remove esse role,
removendo assim essa semi-proteção.

Só haverá realmente proteção se algum dia todos os dados de uma base feita
em Firebird puderem ser criptografados e descriptografados de forma
transparente pelo próprio Firebird, utilizando uma determinada string para
criptografar e descriptografar os dados, fornecida como mais um parâmetro
da conexão (que não existe hoje) e que não seja armazenada na própria base.

Sem isso, nada mais vai resolver, principalmente por se tratar de um SGBD
de código fonte aberto.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D