[firebase-br] RES: RES: Perda de Dados

Jonas Rodrigo Pacheco jonas.pacheco em tecnicon.com.br
Seg Nov 4 17:07:10 -03 2013

Põem esquisito nisso!

Como eles conseguiram fazer isso no Debian 5 não sei.

Na tentativa de evitar novos problemas, o servidor foi formatado para CentOS 6.4. e particionado seguindo as melhores práticas atuais.

Firebird, continua o mesmo 2.5.2, mas mudamos de SuperServer para SuperClassic.

Jonas Rodrigo Pacheco

-----Mensagem original-----
De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Gladiston Santana
Enviada em: segunda-feira, 4 de novembro de 2013 16:55
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] RES: Perda de Dados

É Jonas, tá esquisito.
A partição / (root) não poderia ter 512MB, ou se tiver, não daria para instalar programa algum, inclusive durante a formatação, 10% é reservada para o sistema, o que significaria menos ainda de 512MB. O programa que utilizou para dar uma olhada nas partições não está visualizando corretamente essas informações, é o mais provável.

Para backup, eu utilizo o próprio cron no Linux disparando um script de backup que o fará num disco externo. No Windows, o agendador de tarefas também com uso de scripts vbs ou wsf.
Não é necessário derrubar o banco, o processo de backup pode (e deve) ser feito online. O backup além de ser uma cópia de segurança, tambem limpa lixo do database que mais tarde poderia comprometer a performance.

O chato do backup do firebird é sempre que fazer backup total, não havendo a possibilidade do backup incremental e portando backups curtos em períodos menores. Na realidade tem o nbackup, mas não sei se é estável o suficiente
- houve muita reclamação de backups corrompidos com ele. Eu aguardo ansiosamente por backup incremental nativo e a possibilidade de restaurar um objeto único, sem ser o database inteiro.

Se precisar dum software de backup com caracteristica de servidor poderá optar pelo Bacula (opensource) que contem clients para varias plataformas onde centraliza e gerencia os backups de sua rede inteira. É mais para sysadmin do que para sysdba.

[]´s