[firebase-br] RES: Perda de Dados

Seg Nov 4 16:54:48 -03 2013

É Jonas, tá esquisito.
A partição / (root) não poderia ter 512MB, ou se tiver, não daria para
instalar programa algum, inclusive durante a formatação, 10% é reservada
para o sistema, o que significaria menos ainda de 512MB. O programa que
utilizou para dar uma olhada nas partições não está visualizando
corretamente essas informações, é o mais provável.

Para backup, eu utilizo o próprio cron no Linux disparando um script de
backup que o fará num disco externo. No Windows, o agendador de tarefas
também com uso de scripts vbs ou wsf.
Não é necessário derrubar o banco, o processo de backup pode (e deve) ser
feito online. O backup além de ser uma cópia de segurança, tambem limpa
lixo do database que mais tarde poderia comprometer a performance.

O chato do backup do firebird é sempre que fazer backup total, não havendo
a possibilidade do backup incremental e portando backups curtos em períodos
menores. Na realidade tem o nbackup, mas não sei se é estável o suficiente
- houve muita reclamação de backups corrompidos com ele. Eu aguardo
ansiosamente por backup incremental nativo e a possibilidade de restaurar
um objeto único, sem ser o database inteiro.

Se precisar dum software de backup com caracteristica de servidor poderá
optar pelo Bacula (opensource) que contem clients para varias plataformas
onde centraliza e gerencia os backups de sua rede inteira. É mais para
sysadmin do que para sysdba.

[]´s