[firebase-br] Base Corrompida

Daniel Dallasta daniel.dallasta em gmail.com
Seg Abr 29 14:26:42 -03 2013

Boa tarde Frederico.

Uma vez eu tive problema com um banco Firebird, usei o procedimento abaixo
e consegui corrigir o problema, veja se resolve.

---

Segue um passo a passo de como restaurar um banco de dados Firebird que
está corrompido!

1) Faça uma cópia do arquivo do banco, por segurança (cópia fisica do
arquivo .FDB já que backup não será possivel). O banco não pode estar sendo
usado, aconselho a interromper o serviço do Firebird antes da cópia, depois
levante novamente o serviço;

2) Utilize o GFIX pra verificar se o banco realmente está corrompido:

*gfix -v -full -user sysdba -password masterkey c:\banco_de_dados.FDB*
**
Se retornar uma linha em branco está OK, caso contrário, siga para o passo
3.

3) Utilize o comando abaixo pra corrigir o banco:

*gfix -mend -ignore -full -user SYSDBA -password masterkey
c:\banco_de_dados.FDB*
**
4) Faça um backup do banco com este comando:

*gbak -b -g -t -ig -user SYSDBA -password masterkey
c:\banco_de_dados.FDB c:\nome_do_backup_do_banco.FBK*
(se desejar ignorar o limbo, acrescente o parâmetro -L)

5) Restaure o banco de dados em um novo banco:

*gbak -c -user SYSDBA -password masterkey c:\nome_do_backup.FBK
c:\nome_de_banco_de_dados_novo.FDB*

6) Depois de restaurar o backup, verifique se o banco esta OK com o comando:

*gfix -v -full -user sysdba -password masterkey c:\banco_de_dados.FDB*
**
Se retornar uma linha em branco está OK, caso contrário, se retornar erros,
voce precisa de um serviço de recuperação de banco profissional (pago)!

*
Att,
Daniel Dallasta
► Analista de Sistemas e Gerente de Compras ► DALLASTA Material de
Construção Ltda.  ► Fone: (55) 3174-0100*
*------------------------------------------------
*
*Contatos:
E-mail: daniel.dallasta em gmail.com
MSN: ddallasta em hotmail.com *
*Facebook: **www.facebook.com/daniel.dallasta.santa.maria*
*Celular: (55) 9956-9582*
*Comercial: (55) 3174-0100*
►►► PARTICIPE DA CAMPANHA POR UMA INTERNET SEGURA ◄◄◄

Proteja o endereço de seus contatos como eu estou protegendo o seu.*
*Ao enviar mensagens de e-mail, use o "Cco" (cópia oculta) ou "Bcc" (Blind
carbon copy). Assim os endereços estarão preservados. E, claro,
antes de encaminhar um e-mail, delete todas as informações que
apareçam no corpo da mensagem que possam ser usadas por hackers.*
*
*