[firebase-br] Particionamento de tabelas em Firebird

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qui Abr 25 12:02:19 -03 2013

Gladiston,

No firebird não é possível escolher em qual disco um índice será
criado, e sinceramente, nem precisa... deixe o próprio S.O. se
preocupar com a I/O e cache de disco.

A questão da performance do índice está muito relacionado à
profundidade do mesmo, e à quantidade de alterações que o mesmo sofre.

Se tivermos vários índices, eles serão mais rápidos pois são "menos"
profundos. mas o union "destroça" qualquer ganho. (exceto quando se
escreve selects otimizados que usam a partição específica e não a VIEW
FULL)

Abraço,

Eduardo Jedliczka
Curitiba - Pr