[firebase-br] Particionamento de tabelas em Firebird

Qui Abr 25 11:01:20 -03 2013

Foi o que eu disse, não adianta dividir os dados em tabelas. Tem que
dividir o indice e balanceá-lo e isso o FB não faz nativamente e de forma
transparente como outros DBs fazem. Mas se serve de consolo os colegas que
tenho tido contado dizem que essa operação não traz performance a menos que
use indices clusterizados em discos diferentes, por exemplo, ano par no
disco 1, ano impar no disco 2 e os ultimo ano no disco corrente, só assim
acrescentam performance ao sistema.

Para particionar os dados no mesmo disco (ainda acho que não trará
performance) o máximo que dá para fazer é talvez criar um indice usando uma
expressão filtrando uma data ou periodo. Eu digo *talvez* porque nunca fiz
isso antes, mas sei que dá porque vire e mexe tenho que consultar o manual
on line do firebird e tenho certeza de que já ví alguma coisa falando sobre
criar indice com expressoes usando compute by.

Gladiston Santana
Departamento de TI
Grupo Vidy
Tel (11) 4787-3122 ramal 228