[firebase-br] RES: Anexar NF

Ter Set 25 14:16:39 -03 2012

O argumento do tamanho não é muito convincente, pois o tamanho será o mesmo
se somarmos o que tá fora da base+fdb. Curioso que a partir de então ainda
vai se preocupar agora com mais 1 backup essencial.
Tamanho não dá problema de performance já que a performance tá mais ligado
ao balanceamento dos indices e conteúdo blob não pode ser indexado.
O problema real de guardar blobs (texto ou imagem) dentro da base é a
complexidade de trabalhar com streams para recuperá-los, além disso tem que
saber o formato daquilo que é guardado, sem isso existe um arquivo, mas não
sabe definir o que é (pdf, jpg,tif,...)
Na lei do menor esforço, programadores acham mais simples guardar estes
dados fora da base e tratá-los com savetofile() e loadfromfile() e não se
incomodam da estação cliente ter acesso aos arquivos físicos.

A única lamentação que eu tenho com respeito a guardar blobs na base é que
o FB não é capaz (ainda) de fazer buscas (e indexar) usando estes tipos,
assim não dá por exemplo para guardar aqueles pdf's textuais (pdf/a) ou XML
e procurar por registros com sentenças xml ou grupo de palavras naquele
campo. Mas com a evolução do FB, acredito que um dia isso será possível.

Um abraço e inte+