[firebase-br] Select aproveitando colunas "aliases"

Marcelo Geyer estanisgeyer em gmail.com
Sex Set 7 22:34:54 -03 2012

Boa noite,

Estou precisando montar um select onde há um cálculo complexo em duas
colunas e cada uma recebe um nome (VALOR1 e VALOR2). Para melhorar o
entendimento, abaixo segue um exemplo retirando a complexidade das
condições e cálculos do resultado de cada coluna e substituindo apenas por
uma soma, para que os amigos possam entender a situação:
Para ilustrar melhor o meu problema, criei abaixo um exemplo para ilustrar:

SELECT (100 + 200) VALOR1, (400 + 100) VALOR2,
(VALOR1 + VALOR2) TOTAL
FROM RDB$DATABASE;

Preciso retornar em uma coluna a totalização das colunas VALOR1 e VALOR2,
porém como essas colunas são "virtuais", ao executar o SQL irá retornar o
erro informando que as colunas VALOR1 e VALOR2 não existem (para formar o
TOTAL).
Qual seria a melhor forma de resolver isso sem precisar criar um campo
TOTAL com as instruções contidas nos outros dois campos?

Abraços,

--
Marcelo E. Geyer
Standard Net Tecnologia e Informação