[firebase-br] Character Sets and Unicode in Firebird Stefan Heymann

Julio Francisco Figueiredo tuskinhu em gmail.com
Qua Out 10 17:05:10 -03 2012

Muito boa leitura.

Aproveitando o gancho.

Ultimamente tenho lido bastante sobre isso, pq tenho bases criadas em FB1.5
que estão rodando em um servidor 2.5, mas comumente ao fazer alguma
manutenção no banco, principalmente se eu gerar metadados com palavras
acentuadas (por ex. uma procedure, uma trigger) ele me da erro de
"malformed string".

Já testei algumas dicas, como extrair metadados e recriar e importar dados,
fazer backup e restore, mas acho q estou perdendo algo nesse meio que não
tenho conseguido ter êxito.

Qual seria afinal de contas o procedimento correto para migrar esta base
para um servidor 2.5?
Existe algum comando que eu possa dar para ler a versão do .fdb e saber se
foi criado no 1.0, 1.5, 2.0 etc etc etc independente do servidor FB que
está rodando?

Att,
*Julio F. Figueiredo*
*Analista de Sistemas*