[firebase-br] Restore lento base de dados....

Seg Nov 19 11:27:43 -03 2012

FPS> Não sei se alguém já evidenciou este problema, mas a questão é a seguinte:
FPS> tenho uma base de dados em torno de 7 GB, quando vou realizar um backup que
FPS> leva em torno de 10 minutos, o restore chega a demorar mais de 4 horas,
FPS> tudo isto via linha de comando utilizando o gbak, agora o interessante é
FPS> que se na mesma máquina (linux) eu rodar um aplicação para backup / restore
FPS> feita em Java utilizando a classe FBBackupManager do Jaybird leva em torno
FPS> de 30 minutos, o que será que acontece de tão diferente entre as duas
FPS> formas de restore ?

Quando vc faz um backup/restore usando a API de serviços, todo o
trabalho é feito dentro do processo do Firebird (a API de serviços usa
uma versão embutida do gbak), portanto, elimina-se algumas camadas que
existem na comunicação do gbak (aplicação) com o Firebird. Sendo
assim, backup/restore via API de serviços tende a ser mais rápido, mas
a diferença no seu caso está muito grande, portanto, deve haver outros
fatores influenciando também.

Chute: Talvez quando você faz o restore pelo gbak (aplicação), esteja
gerando mais I/O no HD, devido a configuração do sistema de arquivos
usado (Barrier, etc). Tente monitorar isso. Por exemplo, escrita em
massa num BD quando o "barrier" está ligado e o forced writes também
provoca uma lentidão extrema. Mas pelo que lembro, o restore é sempre
feito com FW OFF.

[]s
Carlos H. Cantu