[firebase-br] Particionamento para Banco de Dados Firebird

Alysson Gonçalves de Azevedo agalysson em gmail.com
Dom Maio 13 21:47:45 -03 2012

Eu recomendo Ext4:
http://meiobit.com/20666/benchmark-do-sistema-de-arquivos-ext4/
Esse comparativo não está muito completo, mas já vi diversos outros e o
resultado é semelhante.

Sobre o particionamento, eu recomendaria (muito) você usar LVM + RAID.
Raid por questões de redundância, mas pra usar ele você precisará de pelo
menos 2 HDs.
E LVM é muito útil para administrar partições, pois caso você precise, no
futuro, aumentar o espaço no hd (seja o motivo que for). Você consegue até
mesmo ter uma partição de 1tb utilizando 2 hds 500gb (embora eu não
recomende fazer isso, mas não vem ao caso).

Enfim, e sobre a quantidade, é importante ter a partição raiz isolada da
home, mas o banco do firebird também deve estar fora do home. Não sei onde
fica a instalação do firebird no linux, mas cuide para que o banco fique na
partição com mais espaço.

Alysson Gonçalves de Azevedo
(11) 8491-7730