[firebase-br] Particionamento para Banco de Dados Firebird

Dom Maio 13 12:35:10 -03 2012

Bom dia/tarde Gustavo.

Geralmente, criamos 3 partições.
Uma p/ swap, outra p/ a raiz e outra p/ /home.
Esse layout te permite trocar de distribuição, se necessário, sem perder os
arquivos que estão em /home.
Não há uma regra definida p/ o tamanho do swap, mas geralmente, criamos com
o mesmo tamanho da memória RAM. Mas é só um exemplo.
Para a partição raiz, acredito que 10Gb já sejam mais que suficiente.
O restante pode deixar p/ /home.
Você deve escolher com muito cuidado o tipo de partição, pois há muitos
tipos que ainda não tem um recurso muito importante chamado "journaling",
que nada mais é do que tratar a partição como um banco de dados, ou seja,
as operações de disco são feitas dentro de transações, com commit, rollback
e uma área que podemos comparar com a área de limbo das transações
(transações que ainda não encerraram).
Se ocorre uma queda de energia, assim que a máquina volta ao ar, o
mecanismo de journaling se encarrega de continuar os commits que foram
interrompidos, e desfazer (rollback) o que estava pendente, deixando a sua
partição sempre consistente.
Quanto ao tipo de partição, meu conselho é usar ReiserFS, que atualmente
está na versão 3, pois conta com journaling tanto p/ os metadados (mapa de
alocação dos arquivos e outras informações), quanto p/ os dados (conteúdo
dos arquivos), o que te dá uma grande segurança.
Posso dizer que já fiz a "prova dos 9" mais de uma vez, e não perdeu um bit
se quer.
O Reiser4 ainda está em fase de teste, mas já conta com dois recursos muito
importantes, e que não vi ainda nos outros tipos de partição: compactação e
auto-desfragmentação automáticas.
Eu criei uma pasta "databases" em /home, passando os direitos de propridade
dessa pasta p/ o usuário que o próprio Firebird cria durante a instalação,
ou seja, como root, faço:chown -R firebird:firebird /home/databases
Crio as minhas bases nessa pasta, criando sempre um alias no arquivo
aliases.conf (no caso do Firebird 2.5, fica na pasta /etc/firebird/2.5),
dessa forma, oculto a real localização das bases p/ as aplicações que se
conectam.
Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D