[firebase-br] Duvida cruel sobre modelagem de dados para cadastro de ICMS

Marcos Weimer marcosweimer em gmail.com
Seg Jan 2 10:44:08 -03 2012

O negocio e por nos itens.. pq como vc mesmo disse... o governo vive
mudando...
ou faz uma tabela filha da tabela de itens com os dados
para não acontecer o seguinte....
vc emite uma nf hj com aliquota de icms 18% com redução para 12% ou redução
na B.C.
ae no ano que vem muda a regra e vc configura novamente conforme a nova
regra...
ai vem um fiscal/auditor que quer analizar a movimentação ai vai consultar
a nf que vc emitiu com redução ae ele ja lhe "culpa" de sonegação, pq
deveria ser 18 e vc "pagou" 12...

minha didática é pessima... mas é mais ou menos por ai...

armazenar para consultas futuras, não calcular "na hora" conforme a
aliquota/base, essas paradas de impostos, quanto mais informações vc tiver
melhor. talvez uma tabela filha para ICMS, outra para IPI e afins, que
contenha alem dos campos "padrão" base, aliquota, valor.... um campo para
observação, para como no "exemplo" que citei, incluir uma observação do
tipo... "Aliquota reduzida conforme Lei 999999 de 30 de fevereiro de 2010"
isso evita problemas.

-=Ma®©oS=-
Marcos R. Weimer
Puma GTE 1974 Tubarão