[firebase-br] CONSTRAINT X INDEX

Seg Set 19 12:20:27 -03 2011

Pelo que entendi da sua explicação (já que conheço "quase nada" dos
SGBDs que vc citou), posso dizer que o FB não suporta índices
condicionados. Acho que existe uma requisição disso no tracker, mas a
prioridade deve ser bem baixa, portanto, se implementarem, não vai ser
tão já.

PS: Na verdade vc não perde tempo de rede, visto que a filtragem é
feita no servidor, antes dos dados serem enviados para o cliente.

[]s
Carlos H. Cantu

MSGdA> Não sei se percebi o problema correctamente mas, é uma questão que vem a
MSGdA> propósito e talvez o Cantú também nos possa esclarecer uma vez que a
MSGdA> pesquisa que fiz na NET resultou infrutífera, ou talvez, mais correctamente,
MSGdA> deu para concluir que o Firebird não suporta indices condicionados, como
MSGdA> acontece com os PostGesSql, Oracle, DB2.
MSGdA> Seria qualquer coisa como Create Unique Index xName ON Produto_ID Where
MSGdA> Stat="V"(vivo), não importando
MSGdA> quantos ON Produto_ID Where Stat="H"(istórico) existam.
MSGdA> Na verdade para contornar o problema no meus ficheiros passei o Stat a
MSGdA> SmallInt e o registo Vivo é sempre=a zero
MSGdA> enquanto que os registos histórico vão passando para 1...2...3...4
MSGdA> etc...Mas, obriga-me a refazer o Sql sempre que se pretende pretend filtrar
MSGdA> (Where Stat=0) só para os vivos; e Sat!=0 para históricos e para todos sem
MSGdA> filtro algum com perdas consideraveis de tempo pela rede, enquanto que nos
MSGdA> outros casos bastaria apontar par indice diferentes e se obteria uma
MSGdA> resposta muito mais rápida.

MSGdA> Alguém sabe dizer-me se o Firebird já suporta este tipo de index?

MSGdA> Obrigado

MSGdA> Mário