[firebase-br] Queda de conexão inativa

Edson Marco edmafer em gmail.com
Qui Nov 10 10:37:06 -03 2011

Para apresentar a solução do problema, que nada tinha a ver com o firebird:

O linux (especificamente o debian, não sei outras distros) possui um
controle sobre conexões para evitar que conexões inativas fiquem penduradas
que a cada 2 horas (ou 2 horas de inatividade, não tenho certeza) ele
encerra estas conexões. (veja em /proc/sys/net/ipv4/tcp_keep_alive_time)

Além do sistema pude observar isto também nas conexões SSH que estavam
inativas.

Então para resolver isto, foi adicionado um timer que a cada 1 hora faz uma
pequena consulta no banco, somente para garantir que esta conexão não se
fique inativa.

Sobre este assunto achei um artigo no firebase sobre como melhorar a
detecção de conexões quebradas:

[]'s

/*
 * Edson Marco Ferrari Junior