[firebase-br] RES: Off - Ajuda sobre Sistema de caixa e homologação

Eduardo C ecostas em gmail.com
Sex Mar 25 18:13:48 -03 2011

A informação que tenho é que a homologação é feita por estado e mesmo
a fiscalização segue parâmetros diferentes. A solução que adotei,
assim como outras empresas, foi de fazer a integração com algum
sistema de ECF-PAF. Assim, o trabalho de homologação é deles, e minha
obrigação é seguir a documentação para a integração com o sistema
deles, por exemplo, gerando os arquivos que serão lidos pelo outro
sistema e que gerarão um cupom fiscal. Naturalmente, meu sistema não
pode ter falhas, no caso de fiscalização, ou seja, nada de colocar um
<Ctrl-Shift-xyzT> para enviar ou não os arquivos para o sistema de
ECF. Por um lado, você perde independência e algum dinheiro com esse
tipo de solução mas, por outro lado, não tem o custo de desenvolver
uma solução fiscal e se preocupar o tempo todo com eventuais mudanças
na legislação. Logicamente, podem ocorrer mudanças que impactem a
interface mas, mesmo assim, o trabalho será menor.

Quando eu ainda mexia diretamente com impressoras fiscais, havia
estados que só pediam que fosse preenchido um formulário onde você se
comprometia a não tentar fraudar a Receita; outros estados, nem o
formulário pediam e, por fim, estados que queriam que você deixasse os
*fontes* de seu sistema para a homologação e, caso mudasse uma
vírgula, fizesse novamente o processo. Principalmente por conta desses
últimos, preferi buscar a integração. Só se preocupe em exigir da
empresa parceira os comprovantes de que o sistema deles está
homologado nos estados desejados.

Eduardo