[firebase-br] RES: Senha Corrente

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Sáb Abr 16 09:29:48 -03 2011

Entendi a sua situação... mas ela dá uma FALSA idéia de segurança,
pois, mesmo que você verifique a senha de conexão, algum usuário
poderá copiar o banco com o arquivos de senha, e irá usar normalmente.

Se você tem esta preocupação, talvez valha a pena procurar outras
alternativas....

1º) crie uma UDF de autenticação. Ela pode calcular um checksum de
algum arquivo, ou obter o serial de alguma peça de hardware.

2º) da trigger de conexão, dispare esta udf de autenticação, e veja se
os dados conferem.

Dependendo da situação, dá para usar o GetContext e SetContext para
validar algumas informações, mas isto não irá impedir que alguém
"abra" o banco.

Quanto à roles, e outras técnicas para impedir o login do SYSDBA,
esquece... há como contornar o problema de várias formas.

Recentemente eu peguei um banco que tinha uma role de SYSDBA. fiz um
gbak, verifiquei o nome dos usuários cadastrados no banco, criei
alguns destes usuários no meu servidor local e... o banco abriu.

Também há o plano B...
 Aguardar o Firebird 3.0...

o Plano C...
você pode alterar o fonte do banco (ou pagar alguém para fazer isto) e
implementar alguma forma de validação.

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Pr