[firebase-br] Reparação de Banco

Elton da Motta Barbosa embarbosa em gmail.com
Qua Mar 3 14:49:05 -03 2010

>Sempre rodamos esse procedimento nos clientes mesmo quando o banco esta
>normal... nunca tivemos problemas...

Rapaz então dê graças a Deus que nunca aconteceu nada! :D

Bom, como sei q a Helen já te respondeu lá no grupo do yahoo, vou só
transcrever o que ela disse aqui pra futuras pesquisas:

> Yes. Don't do this! -mend has no place in your regular backup routine.
>
> Its purpose is to disable bad structures that have been flagged by a preceding
validation, i.e., -mend is a tool that is used in association with other tools
during a recovery attempt, to clean up. Once the final step of this procedure
is done (a final gbak -b), anything that gfix -mend has done is gone without
trace.

Tradução ("nas coxas edition"):

"Sim. Não faça isso! -mend não tem lugar na sua rotina regular de backup.

Seu propósito é disabilitar estruturas ruins que foram marcadas por
uma validação precedente,
i.e., -mend é uma ferramenta que é usada em associação com outras
ferramentas durante uma
tentativa de recuperação, para fazer uma limpeza. Uma vez que o passo
final desse procedimento
é feito (um final gbak -b), qualquer coisa que o gfix -mend fez "já
era" sem rastros."

Como referência desse assunto eu recomendo:

http://www.ibphoenix.com/main.nfs?a=ibphoenix&page=ibp_db_corr (a
versão em inglês que foi atualizada em 2006, pois a em português está
desatualizada...)

e também

http://www.ibphoenix.com/main.nfs?a=ibphoenix&page=ibp_dbrepair

abraços,