[firebase-br] RES: apagar um determinado registros

Carlos Roberto carlos em datasoftautomacao.com.br
Dom Jan 31 21:15:47 -03 2010

O ideal talvez você fazer uma FOREIGN KEY que garanta a integridade dessas
duas tabelas. Ou seja, ao se apagar a nota da tabela NOTAS_COMPRA o próprio
firebird ficaria encarregado de propagar a exclusão dos itens.

Outra alternativa é fazer através de uma trigger na tabela NOTAS_COMPRA.

Para excluir as notas começando com C do ano de 2009:

Delete from NOTAS_COMPRA
Where (NOTA starting with 'C') and (extract(year from DATA) = 2009)

Crie uma trigger na tabela NOTAS_COMPRA para o evento After_Delete com a
seguinte instrução:

Delete from ITENS_COMPRADOS where NOTA = OLD.NOTA;

Caso não consiga criar a trigger me avise sobre qual programa vc utiliza
para manipular o BD.

Flw