[firebase-br] RES: RES: Ao criar campo, o mesmo ficou inconsistente e não permite exclusão.

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qua Dez 8 22:46:30 -03 2010

Isto é muito relativo... verifique as seguintes possibilidades:

1º) Depende do seu modelo transacional.

2º) Se alguma conexão exige "acesso exclusivo" à uma tabela (como
criar/apagar um índice ou um campo novo) a criação do campo pode ser
"adiada" ou "cancelada";

3º) Se duas transações distintas estão alterando a mesma tabela.

4º) existem transações longas não-commitadas.

mas, veja bem, se você fechou o ibexpert e abriu o flame robin, algumas
transações podem ter sido fechadas (commitadas ou não), o que acabaria com o
impeditivo do "lock" em questão.

outra hipótese, é BANCO CORROMPIDO. Vale a dica do nosso amigo: faça
urgentemente um backup/restore, principalmente por não ter muito
conhecimento de firebird e estar criando/alterando campos via IBexpert num
banco "aparentemente" de produção.

Abraço
Eduardo Jedliczka