[firebase-br] Atualizar o metadata da base

Hélio Oliveira hpensador em gmail.com
Qui Dez 2 09:06:00 -03 2010

Bom dia Marcos!

Você pode fazer isto basicamente de duas formas:

1 - Colocando todos os camandos de atualização dentro do código-fonte de
sua aplicação;
2 - Gerando scripts externos e carregar para sua aplicação, executar e
depois excluir os mesmos.

Já trabalhei com as duas formas, havendo vantagens e desvantagens para
ambos os métodos.

Hoje só utilizo o 2 metodo por algumas razões particulares, dentre as
quais posso citar:

1 - Não deixo o código-fonte das minhas aplicações com código
desnecessarios (quando atualizo via scripts externo, ao termino da
atualização apago automaticamente os referidos scripts);

2 - Para executar os comandos DDL de dentro da minha aplicação
utilizando o método 1, teria de utilizar componentes de terceiros o que
já é um complicador - já com este metodo utilizo as proprias ferramentas
do SGDB (Firebird);

3 - Há quem defenda o método 1, por causo do "trabalho" que dizem ter
para distribuir os scripts junto com a atualização. No meu caso
distribuo um único arquivo compactado contendo todos os arquivos
necessários para à atualização.

--
[]'s,

Hélio Oliveira