[firebase-br] Palm windows mobile com firebird

C Henrique M Corbo chmeireles em uol.com.br
Qua Ago 25 20:36:53 -03 2010

Olá Márcio,

Eu não conheço JME para desenvolvimento aplicações móveis com java, mas sei que funciona muito bem. Entretanto, deve considerar também alternativa fazer com .net porque se tiveres algum conhecimento de desenvolvimento aplicações Windows Forms (desktop) com visual studio, certamente terás pouca dificuldade com aplicações móveis, seja em C# ou VB.

É claro que alguns aspectos deverão ser considerados já que estarás num ambiente com espaço reduzido, memória, etc...

De antemão informo que firebird ainda não dá suporte para aplicações móveis, ou seja, algo como FirebirdCompact. Se tiveres necessidade de armazenar dados dentro do dispositivo sugiro usar XML e depois descarregar para um banco de dados firebird através de um webservice específico.

Outra dica. Já que terás uma rede wireless, você poderá ser conectar com o banco de dados firebird diretamente no servidor. Eu já fiz esse teste e funciona tranquilinho. Basta você baixar no site do firebird o driver .net data provider.

Espero tê-lo ajudado.

C Henrique M Corbo