[firebase-br] RES: ATUALIZAÇÃO DE TABELAS NO FIREBIRD

UNIBRAS - PROGRAMAÇÃO programacao em unibrasdistribuidora.com.br
Sex Ago 13 14:08:28 -03 2010

Grande Hélio!!!!!!!!!!!!!

Obrigado pelas dicas. Valeu!!!!!!!

José Aparecido
Sócio Diretor
Softmaxi Tecnologia em Software
Telefones: 31 3786 6178 9102 6178

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Hélio Oliveira
Enviada em: sexta-feira, 13 de agosto de 2010 09:37
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: Re: [firebase-br]ATUALIZAÇÃO DE TABELAS NO FIREBIRD

Bom dia José!

Também utilizo DBExpress e para executar as atualizações do meu BD eu
utilizo o DBXScript free e open source.

Há diversas técnicas a serem aplicadas na atualização... cito abaixo
algumas.

1 - Como já citado por alguém, vc pode colocar o número da versão no banco e
sempre que executar a aplicação verificar se a versão atual é diferente da
atual e daí executar o processo de atualização - executando um script
externo a aplicação. (Não sou muito adepto a esta técnica por envolver
arquivos externos e aí já complicar um pouco para os clientes);

2 - O mesmo processo anterior sendo que os scripts ficam dentro do próprio
código da apllicação. (em minhas aplicações faço assim).

3 - Utiliza o DataBase Comparer como já citado também por alguém
anteriormente.

Pronto... agora é só decidir qual método mais lhe agrada e mão na massa!

--
Hélio Oliveira
Analista de Sistemas