[firebase-br] SOCORRO - FB 1.5 - View com Stored Procedure

Sérgio dos Reis Junior sergiodosreisjr em gmail.com
Seg Ago 9 15:37:53 -03 2010

Boa tarde Pessoal,

Há um tempo atrás enviei para a lista uma dúvida sobre a utilização de VIEWS
no Firebird. Alguns colegas informaram que existe esta possibilidade, mas
ninguém chegou a comentar como fazer ou postar algum exemplo. Minha dúvida é
saber se tem como referenciar uma STORED PROCEDURE através de JOIN dentro de
uma VIEW. Estou tentando isso há algum tempo, mas não consegui fazer
funcionar ainda. Vou citar um exemplo bem simples para que vcs entendam e,
se alguém tiver uma idéia ou exemplo funcionando, por favor retorne para a
lista:

CREATE VIEW VWPESSOAS (

 CODIGO,

 NOME,

 IDADE)

AS

SELECT P.CODIGO, P.NOME, I.IDADE

FROM UNI_PESSOAS P

LEFT JOIN IDADE(P.DTNASCIMENTO, CURRENT_DATE) I ON (1 = 1)

No exemplo em questão, tenho uma SP que calcula a idade da pessoa na data
passada como parâmetro, com base na sua data de nascimento. Quando tento
criar a VIEW no IBExpert utilizando essa SP, ocorre um erro na abertura do
parêntese aonde passo os parâmetros da SP:

Invalid token.

Dynamic SQL Error.

SQL error code = -104.

Token unknown - line 8, char 27.

(.

Agradeceria imensamente se alguém tivesse alguma solução para este problema.

Abraço,

Sérgio