[firebase-br] RES: Migrando Firebird do Linux para Windows Server 2003

Carlos Castanho chcastanho em eletropainel.com.br
Qui Abr 22 19:13:18 -03 2010

Colegas, Boa Noite,

Depois de 1 semana de trabalho em cima desse problema, o saldo é o seguinte:
-> Nas units que apresentaram problema no Delphi não encontramos nada na
programação dos eventos que justificasse o fato do programa conseguir
executar o ApplyUpdate quando o banco está num servidor Linux - e
simplesmente travar quando o banco roda num WinServer2003 x64.
-> Realizar o backup no Linux e restaurá-lo no Windows também não
funcionou - independente de rodar o gfix antes de executar o gbak (em
todas as combinações possíveis de parâmetros...) - ou de realizar
sucessivos backups e restores do banco.
-> Realizar o backup e o restore dentro do Linux e depois mover (copiar)
o banco para Windows não funcionou.
-> Copiar o banco para o Windows e realizar backup e restore dentro do
próprio Windows não funcionou.
-> Independente de onde tenha sido realizado o último backup / restore,
o banco sempre funciona normalmente no Linux.
-> Reinstalações do Firebird no Windows também não resolveram o problema.

Conseguimos rodar o banco normalmente no Windows apenas em duas situações:
1) Fizemos backup dos metadados do banco no Linux e recriamos o banco (a
partir do metadata) dentro o Windows, vazio.
2) Após restaurar o backup (normal, contendo todos os dados do banco)
dentro do Windows (independente do backup ter sido gerado em Linux ou
Windows), excluímos as tabelas utilizadas pelas units do sistema que
executam ApplyUpdate e em seguida recriamos as tabelas (vazias).

Porém, enxergamos alguns aspectos complicados para resolver o problema
através da solução 1 ou da 2:
1) Através do IExpert, conseguimos exportar os dados das tabelas do
banco no servidor Linux e depois, via ScriptExecutive (IBExpert),
importá-los para o banco no servidor Windows. No entanto, essa é uma
operação delicada - são quase 200 tabelas para exportar/importar e
entendemos que nessa operação as chances de algo dar errado são grandes...
2) Depois de excluir as tabelas "problemáticas" e recriá-las estamos
tendo dificuldade para recriar as chaves estrangeiras (problemas com
índices...). Só conseguimos recriar as chaves estrangeiras quando
excluimos e recriamos também a tabela a qual a chave estrangeira pertence...

Ainda penso que o ideal seria conseguir levar o banco do Linux para
Windows através de um backup/restore (bem menos traumático do que ficar
excluindo tabelas e exportando/importando dados) - mas depois de
numerosas e exaustivas tentativas começo a acreditar que isso não é
possível... pelo menos em nosso caso.

Pessoal, alguma idéia?

[ ]'s
Carlos