[firebase-br] RES: Tipo de Coluna

Seg Set 14 09:52:37 -03 2009

Bom dia/tarde Felix.

Grande Felix, o tipo VARCHAR não reserva todo o espaço informado nele, ao
contrário do tipo CHAR que faz exatamente isso, ocupando sempre todo o
espaço máximo informado. Daí o nome VARCHAR (VARiable Length CHARacter). O
VARCHAR ocupa apenas o espaço realmente consumido pelo texto, sendo muito
mais econômico que o tipo CHAR nas situações em que, na maioria dos casos, o
tamanho máximo não é atingido.

Que eu saiba, a diferença entre os tipos VARCHAR e BLOB, entre outras, está
na forma de armazenamento dos mesmos.

Campos do tipo VARCHAR tem seus valores armazenados dentro do próprio
registro, enquanto os valores dos campos do tipo BLOB são armazenados em
outra área da base de dados, ou seja, em outra página, ficando apenas uma
referência de sua localização dentro do próprio registro (como se fosse um
ponteiro para o valor).

Caso eu esteja equivocado, favor informar, pois estamos aqui para aprender
uns com os outros. :D

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D