[firebase-br] RES: Segurança no Banco

Felix felix2005 em oi.com.br
Qua Set 2 10:56:31 -03 2009

Este assunto já foi bastante debatido na lista, mas vamos lá - vou postar
novamente o conteúdo de uma mensagem antiga minha:

Segurança para base de dados é um assunto muito complexo.

Por exemplo, eu gostaria de proteger a base para impedir que um usuário
tivesse chance de adulterar os registros, excluir lançamentos de contas a
receber (e embolsar o dinheiro), mudar quantidades em estoque (e levar o
produto para casa), etc - sim, eu sei que o usuário teria que 'estudar' para
abrir uma base Firebird com flamerobin ou qq outra ferramenta.

MAS: se eu bloquear a base a empresa ficaria a minha mercê! Não poderia
migrar os dados (que são propriedade da empresa) sem minha autorização ou
consentimento! Eu poderia 'chantagear' a empresa, cobrando um 'extra' para
exportar a base.

Mesmo assim, eu tentei criar usuários, mudar senha, etc etc. Nada
adiantaria. Bastou copiar a base para outro micro com um Firebird 'limpo',
criar o usuário que existia no Firebird original e... acesso completo!

100% confiável, 100% de performance, 100% mesmo? Somente servidor
fisicamente protegido...

Da maneira como é hoje: o cliente é o responsável pela segurança dos
arquivos de dados. Se ele quiser 100% de segurança basta colocar um servidor
numa sala trancada ou num rack com chave.

Basta deixar claro para o cliente o que ele DEVE fazer e o que nós PODEMOS
oferecer.

Fco. Felix
Desenvolvimento de Sistemas
www.soltecnologia.com.br