[firebase-br] DbExpress e REMOTE data access

Sex Maio 29 13:33:30 -03 2009

Bom dia/tarde Mário.

Grande Mário, esqueci de informar como você pode configurar o número da
porta servidora de TCP/IP do Firebird.

Edite o arquivo "firebird.conf" que fica na pasta principal do firebird
(geralmente "C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird 2.1" no M$$$
Windows, e "/etc/firebird/2.1" no GNU Linux).

Esse é um arquivo comum, e você notará vários símbolos de "#" no início de
várias linhas. O símbolo "#" serve para comentar o resto da linha.

Pesquise pelo texto "RemoteServicePort", e você encontrará duas linhas
parecidas com as seguinte:

#RemoteServicePort = gds_db
#RemoteServicePort = 3050

Você só precisa remover o símbolo "#" do início da segunda linha e
substituir o número 3050 pelo novo número da porta servidora a ser criada,
lembrando que o intervalo válido é de 1 até 65535 (definido pelo próprio
protocolo TCP/IP).

Como no exemplo anterior citamos o número 12345, então ficaria algo como o
seguinte:

#RemoteServicePort = gds_db
RemoteServicePort = *12345*

Agora basta salvar o arquivo e reiniciar o Firebird.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D