[firebase-br] DbExpress e REMOTE data access

Sex Maio 29 13:19:32 -03 2009

Bom dia/tarde Mário.

Grande Mário, o formato dessa string de conexão é o seguinte:

<nome-ou-endereço-ip-do-servidor>[/<porta-servidora>]:
<caminho-ou-alias-do-banco-de-dados>

Onde:

1 - <nome-ou-endereço-ip-do-servidor>

É o nome ("meuserver", "www.meusite.com", etc...) ou o endereço ip
(123.456.789.012, etc...) da máquina onde está aberta a porta servidora do
Firebird.

2 - <porta-servidora>

Os colchetes apenas indicam que esse parâmetro é opcional (junto com a barra
que o precede).

Normalmente, o Firebird, assim como o Interbase (seu ancestral), cria uma
porta servidora de TCP/IP usando o número 3050, mas como é um número já
bastante conhecido, por motivos de segurança (evitar que tentem invadir o
seu servidor), você pode configurar o seu Firebird para criar a porta
servidora em outro número (sempre de 1 até 65535), como por exemplo: 12345.

Caso você tenha configurado o seu Firebird para utilizar um outro número
para a porta servidora, você deve informá-lo na string de conexão, colocando
uma barra normal (de data) logo após o primeiro parâmetro, e em seguida o
número da porta servidora.

3 - <caminho-ou-alias-do-banco-de-dados>

Nesse parâmetro, você informa o caminho completo do arquivo que contém a sua
base de dados, sendo que o ideal é a utilização de "aliases", ou seja, uma
forma de apelido.

Para criarmos um alias, vamos fazer um exemplo.

Suponha que a sua base de dados está no arquivo
"C:\Dados\MinhaBaseDeDados.fdb".

Também suponha que o seu Firebird está sendo executado em uma máquina
chamada "servidor01" e na porta 12345.

Normalmente, você informaria: "servidor01/12345:
C:\Dados\MinhaBaseDeDados.fdb".

Agora, edite o arquivo "aliases.conf", que é um arquivo texto comum, e que
está na pasta principal do Firebird e acrescente a seguinte linha de texto:

MinhaBase = C:\Dados\MinhaBaseDeDados.fdb

Caso o caminho completo do arquivo contenha espaços em branco, então
informe-o entre aspas duplas, como o seguinte exemplo:

MinhaBase = "C:\Arquivos de Programas\Minha Empresa\Meu Sistema\Bases de
Dados\Minha Base de Dados.fdb"

Salve o arquivo "aliases.conf", e não precisa reiniciar o Firebird.

Agora, altere a string de conexão para a seguinte: "servidor01/12345:
MinhaBase".

E pode conectar tranquilamente, evitando que a localização exata de sua base
de dados seja conhecida.

O uso de aliases lhe permite até que você altere o nome do arquivo da base
de dados e até a sua localização, tendo o cuidado de atualizar seu caminho
completo no arquivo "aliases.conf", e tudo isso sem que os usuários
(aplicações clientes) percebam qualquer alteração. Mas claro que essa
mudança de nome e localização só poderiam ser feitas sem qualquer conexão
aberta com o banco de dados. :D

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D