[firebase-br] Idéia para montagem de prefixos para códigos

Marcelo Geyer estanisgeyer em gmail.com
Ter Maio 19 21:39:24 -03 2009

Boa noite,

Preciso trocar uma idéia com os colegas para verificar a melhor forma de
fazer o que desejo sem prejudicar o banco de dados.
Tenho em minha aplicação grupos de produtos e a possibilidade de incluir
prefixos para formar código de produtos, baseado no grupo em que ele se
encontra. Por exemplo, o grupo Roupeiros tem o prefixo "RP", o grupo Camas
tem o prefixo "CM" e assim vai. Ao cadastrar um novo produto, o código é
montado, por exemplo RP001, RP002, CM001...

Hoje, para conseguir montar isso, ao incluir um novo grupo de produtos e
definido um um prefixo, automaticamente é criado um novo generator, por
exemplo (GRUPOPRODUTO_PREFIX_1) para que ele faça esse papel de montar o
código do produto. Esse "1" no final do nome do generator associo ao ID do
grupo de produtos para saber que este generator pertence ao referido grupo
de produtos.

Então imaginem, se tenho 20 grupos de produtos, terei 20 generators, não
estou achando muito elegante isso. Pensei em criar um campo inteiro na
tabela de grupos de produtos e ir incrementando para conseguir montar o
código do produto, mas com isso não se tem muita consistência. Alguém tem
alguma sugestão ou o que eu estou fazendo já é o melhor a se fazer neste
caso?

Abraços e obrigado pela ajuda.

--
Marcelo E. Geyer