[firebase-br] Polemica construtiva

Marcelo Geyer estanisgeyer em gmail.com
Sex Maio 15 10:07:06 -03 2009

Na minha modesta opinião, eu defendo o uso de um banco de dados, seja qual
for. Porém o aplicativo deve ser bem projetado para usar da melhor forma os
recursos desse banco de dados e estes recursos variam de banco para banco.
Os bancos de dados SQL Server, Firebird,  Oracle, Sybase entre outros
possuem recursos diferentes entre eles. Se você tem um aplicativo bem
projetado e usando bem os recursos que o banco de dados oferece (Triggers,
Procedures, Sequences, etc...), consequentemente se tem um desempenho
infinitamente superior do que fazer algo genérico para que se trabalhe em
qualquer banco de dados.
Pensei muito sobre abstração de dados um tempo atrás, multibanco, etc. Quer
saber? Não há necessidade de se desgastar tanto para isso. A maioria dos
seus clientes vão te perguntar em qual banco de dados que é o mais indicado
para o seu aplicativo e se vai ter suporte. A questão "x" aqui é você ser
profissional e enxergar o seu aplicativo como profissional, implantar o
banco de dados em um bom servidor é fundamental, isso é regra para qualquer
servidor de banco de dados. Usar os recursos deste banco de dados torna o
seu aplicativo também mais profissional e otimizado.

Abraços,

Marcelo E. Geyer

Marcelo E. Geyer
Standard Net Tecnologia e Informação