[firebase-br] Migracao p/ delphi 2007

Edson Marco edmafer em gmail.com
Ter Maio 5 09:52:01 -03 2009

Sim, tranquila... mas tem bastante "coisinhas" para serem alteradas :|

Eu migrei nosso sistema aqui do D7 para o D2007 (agora só migro pra o D2015
ou D2020 :s)

A maior mudança é a dll usada. A que acompanha o 2007 até trabalha com o
firebird, mas você terá problemas de execução de procedures e alguns
comandos especiais do firebird.

Se tu tiver uma aplicação grande, com muito acesso a banco vai ser
necessário trocar a dll:

Por exemplo:
http://www.tbosystems.bluehosting.com.br/dbx4/
Gratuita, brasileira e já vi muita gente boa recomendar. Mas nós não
sentimos que ela está em um nível de amadurecimento necessário para ser
colocada em execução (ressalto que ela funcionou bem em todos os nossos
testes, só faltou confiança)

http://www.devart.com/
Excelente, mas é paga, e não tão barata, a licença mais em conta é de
U$99,00. Tivemos problema com uma versão anterior (campos TFMTBCDField) mas
o suporte nos atendeu prontamente fizemos um dowgrade de versão e tudo ficou
funcionando. Agora já atualizamos novamente o driver e estamos contentes com
eles.

Fora a conexão com o banco, se tu utilizar componentes de terceiros (ou
desenvolvidos por vocês) talvez seja necessário fazer umas alterações nos
fontes, principalmente nas directivas da IDE (versão, so e etc).

Vai dar um trabalhinho sim (se tiver um grande projeto), mas tu vai notar
uma grande diferença.

Abraços e boa sorte!

/*
* Edson Marco Ferrari Junior