[firebase-br] Lentidão no Firebird 2.0.5

Reinaldo Cesar diasmartins em gmail.com
Ter Mar 24 13:52:48 -03 2009

Olá amigos do forum,

Possuo uma aplicação que que utiliza a versão 1.5.4 do Firebird e estou
migrando para 2.0.5. Feito todos os testes aqui o Sistema funcionou
perfeitamente em todas as opções.
A aplicação é feita em Delphi 7 + DBExpress (com a DLL dbexpint.dll) +
Crystal Reports (futuramente estaremos migrando para o FAST REPORT).

O Cliente utiliza o Fedora Linux (Kernel 2.6) para servidor HP com 4 Giga de
Memória para Servidor de Banco de Dados e possui cerca de 25 estações.

Instalei entao a versao NPTL do Firebird 2.0.5. logo após o Backup do Banco
de Dados, feito isso restaurei o mesmo sem nenhum problema com a opção -c -r
restaurar e criar.

Também troquei o client do FB em todas as estações.

Após isso os usuários me informaram que o Sistema ficou mais rápido para
emissão dos relatório, porém bem mais lento para consultas e navegação geral
no Sistema. (utilizo 8M para paginação)

O Servidor de Aplicação é um HP com 3.0 giga de memória.

Fiz um teste usando o Banco no servidor Windows, porém a performance ficou
pouco coisa mais abaixo.

Outra informação importante é que nesse dia a faixa de IP que eles trabalham
lá foi trocada, por causa de Intranet com outras unidades, para é
10.15.2.xxx e máscara 255.255.0.0.

Minha dúvida é o seguinte: O Firebird 2.0.5 não deveria ser um pouco mais
rápido que o 1.5.4.?
 Outra questão é o Firebird 2.0.5 gera mais transações automáticas que o
Firebird 1.5.4.?

Sei que a dll de conexão que estou usando não é a ideal, pois na verdade é
feita pra INTERBASE, porém será somente esse o problema?
Passei um gfix no banco, e o mesmo não apresentou nenhum problema.

Tentei utilizar a DLL dbexpUIBFire.dll e a dbxup_fb.dll para conexão do
DBExpress, porém essas dll causam erro na minha aplicação pois eu tenho
muitos lugares que eu faço o abro a transação, faço o select e commito, logo
depois eu recupero o valor dos campos. Essas Dll´s fecham a conexao e ai
fica dando erro de DATASET CLOSE na minha aplicação.

Alguém já passou por esse problema ou pode me orientar para qual caminho
devo seguir.

Atenciosamente.

Reinaldo Cesar