[firebase-br] RES: unavailable database

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Qui Fev 12 09:55:29 -03 2009

Bom dia Alex,

O seu problema é que a versão da estrutura de disco do Firebird (a ODS) muda
entre as versões; para resolver seu problema, você precisa efetuar um
back-up da base de dados na versão 1.5 e depois fazer o restore desse
back-up na versão 2.1.

Fique atento ainda a algumas questões referentes ao character set da base
que ocorrem ao migrar para o FB 2.1, existe um artigo no site da Firebase
sobre a migração para o 2.1.

[]'

Rodrigo A. de Freitas
Análise & Desenvolvimento

Soluções & Informática

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Alex (Breko)
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: [firebase-br] unavailable database

Saudações galera, espero que esteja tudo bem com vocês, seguinte, eu estava
usando o firebird 1.5 + ems manager 2005 + delphi 7 para desenvolver um
sistema, estava tudo indo bem, até eu sei lá por que, decidir fazer um
upgrade para o firebird 2.1, desinstalei o FB 1.5 com a ajuda de um software
chamado Revo Uninstaller, ele busca registros e arquivos "lixo" que ficam
para trás quando os programas são desinstalados. Ok, com a certeza de não
ter mais nada do FB 1.5 na minha máquina, eu instalei o FB 2.1 + IB Manager
2008, fui abrir o GBD antigo no IBManager 2008 e dava um erro de "disk
estruture" algo assim, e no delphi o erro unavailable database.

Mesmo criando uma nova tabela com o FB2.1 e EMS 2008, continua o erro
"unavailable database". Baixei e instalei o CodeGear 2009 (Delphi 2009) e
deu o mesmo erro quando associava meu data module ao banco de dados.

Dei uma "googlada" no assunto, tudo que eu achei eu tentei, e não
resolveu... (desabilitar firewall, anti virus, re-re-reinstalação). Se
alguem tiver alguma dica (menos aquela de olhar a documentação e ter backup
antes de fazer upgrade, que ja aprendi na marra =)

Valeu galera, abraços

--
-----
Alexander de Souza a.k.a Breko