[firebase-br] RES: Problemas com GFIX

LuisFireVB luisfirevb em gmail.com
Sex Fev 6 10:27:39 -03 2009

Bom dia!

Estou vendo uma quantidade muito grande de mensagens, dicas e comentários
sobre banco FB corrompido. Isso é tão crítico assim no FB?

Pensei que por seu um SGDB isso fosse exporádico, pois mal querendo comparar
claro, em 8 anos trabalhando com MSAccess em Rede nunca tive esse problema
(nota: sem nenhuma manutenção no banco).

Todos dizem que ACCESS não é banco de dados (concordo é um arquivo de
dados), e também corrompe fácil, porém isso não é verdade. Só se o código de
acesso a ele for mal projetado ou a rede for instável com quedas constantes,
então sim pode ter problemas.

Agora o FB tem tantos problemas assim?

Luis

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Carlos H. Cantu
Enviada em: sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009 09:57
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: Re: [firebase-br] Problemas com GFIX

Depois de passar o gfix, o ideal eh fazer um backup/restore, para
verificar as inconsistências que possam ter sido geradas pela
corrupção, e arruma-las.

[]s
Carlos H. Cantu

CMPS> Deu "pau" no meu banco de dados e ele não abria mais nem do IBExpert.
Passei
CMPS> o GFIX e aí consegui abrir, porem "sumiram" alguns produtos da minha
tabela
CMPS> CAD_PRODUTOS. Quando tento incluí-los via IBExpert dá erro de violação
de
CMPS> chave primária sendo que o ID_PRODUTO que estou incluindo não existe,
ou
CMPS> melhor, é o mesmo que sumiu. Desconfio que o registro sumiu da tabela
mas o
CMPS> ID_PRODUTO continua dentro do índice chave primária da tabela.

CMPS> Tem alguma solução pra isso?